segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeira Etapa da I Escola Litúrgica Centro-Oeste - MAC 4-8/07/2011

Laboratório: proclamação da Palavra.






“... Vocês nunca leram na Escritura: da boca das crianças e dos que mamam tiraste um louvor?...” (Mt 21, 16)

De 04 a 08 de julho de 2011 aconteceu no Centro Pastoral da Diocese de Goiás, a primeira etapa da I Escola de Liturgia de Crianças e Adolescentes. Tal acontecimento pode soar estranho aos ouvidos de muita gente, mas foi isso mesmo! Uma média de 53 crianças/adolescentes vivenciou intensamente a memória pascal no ritmo das horas e do tempo (tempo que pertence a Deus). As crianças/adolescentes refletiram sobre celebração e vida; vida celebrada a partir de Jesus. Além disso, aprofundaram de forma concreta e saborosa a dimensão do rito, o ano litúrgico e as partes do Ofício Divino dos Adolescentes e Crianças.
Mas, ninguém melhor que as crianças/adolescentes para partilhar o que a Escola de Liturgia significou para o grupo. Seguem alguns testemunhos:

“Eu gostei de tanta coisa, que é difícil falar. Eu aprendi que na oração tem que ter corpo de ressuscitado” (Grece, 10 anos, Ceilândia – DF).

“Achei bom, porque eu não conhecia o Ofício Divino dos Adolescentes e Crianças e eu não sabia que o Salmo é a Palavra de Deus cantada e meditada. Eu não prestava atenção nos ritos da celebração; agora vou prestar atenção e participar.” (Thays Ferreira, 15 anos, Bairro Floresta – Goiânia – GO).

“Achei legal porque a Irmã Pacha colocou o ano litúrgico no centro do salão e ela pediu para cada grupo fazer a vivência do ano litúrgico (Advento, Natal, Páscoa e outros). Foi muito bom também, porque eu aprendi o mantra: Desde a manhã preparo uma oferenda e fico Senhor à espera do teu sinal”. (Evellyn, 10 anos, Ceilândia – DF).

Enfim, as crianças realmente vivenciaram a dimensão da ação litúrgica enquanto acontecimento que se dá na inteireza do nosso ser que é corpo, mente e coração; celebraram realmente o Deus da Vida, em atitude de contemplação.

Múria, agosto de 2011



Ambientação do Ofício da Manhã.

Dicas para os celebrantes, salmistas e proclamadores da Palavra.


O tempo litúrgico na dinâmica da roda e do espiral.







Nenhum comentário: