domingo, 24 de julho de 2011

CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DO MAC

Coreografia "Maria de Deus, Maria d'gente"... ação de graças na missa em comemoração ao aniversário do MAC.


Ofertório... "Somos pobres, pobres, pobres, de maré, maré, maré" (canto de ofertório).

O MAC do Distrito Federal celebra o ániversário do Movimento Nacional e local.


Preces feitas pela meninada.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeira Etapa da I Escola Litúrgica Centro-Oeste - MAC 4-8/07/2011

Laboratório: proclamação da Palavra.






“... Vocês nunca leram na Escritura: da boca das crianças e dos que mamam tiraste um louvor?...” (Mt 21, 16)

De 04 a 08 de julho de 2011 aconteceu no Centro Pastoral da Diocese de Goiás, a primeira etapa da I Escola de Liturgia de Crianças e Adolescentes. Tal acontecimento pode soar estranho aos ouvidos de muita gente, mas foi isso mesmo! Uma média de 53 crianças/adolescentes vivenciou intensamente a memória pascal no ritmo das horas e do tempo (tempo que pertence a Deus). As crianças/adolescentes refletiram sobre celebração e vida; vida celebrada a partir de Jesus. Além disso, aprofundaram de forma concreta e saborosa a dimensão do rito, o ano litúrgico e as partes do Ofício Divino dos Adolescentes e Crianças.
Mas, ninguém melhor que as crianças/adolescentes para partilhar o que a Escola de Liturgia significou para o grupo. Seguem alguns testemunhos:

“Eu gostei de tanta coisa, que é difícil falar. Eu aprendi que na oração tem que ter corpo de ressuscitado” (Grece, 10 anos, Ceilândia – DF).

“Achei bom, porque eu não conhecia o Ofício Divino dos Adolescentes e Crianças e eu não sabia que o Salmo é a Palavra de Deus cantada e meditada. Eu não prestava atenção nos ritos da celebração; agora vou prestar atenção e participar.” (Thays Ferreira, 15 anos, Bairro Floresta – Goiânia – GO).

“Achei legal porque a Irmã Pacha colocou o ano litúrgico no centro do salão e ela pediu para cada grupo fazer a vivência do ano litúrgico (Advento, Natal, Páscoa e outros). Foi muito bom também, porque eu aprendi o mantra: Desde a manhã preparo uma oferenda e fico Senhor à espera do teu sinal”. (Evellyn, 10 anos, Ceilândia – DF).

Enfim, as crianças realmente vivenciaram a dimensão da ação litúrgica enquanto acontecimento que se dá na inteireza do nosso ser que é corpo, mente e coração; celebraram realmente o Deus da Vida, em atitude de contemplação.

Múria, agosto de 2011



Ambientação do Ofício da Manhã.

Dicas para os celebrantes, salmistas e proclamadores da Palavra.


O tempo litúrgico na dinâmica da roda e do espiral.