terça-feira, 22 de julho de 2008

DÉCIMO PRIMEIRO DIA - 21 julho


21 de julho de 2008 – Décimo Primeiro Dia


O grupo que estava trabalhando paralelamente sobre o Futuro do MIDADEN, apresentou suas conclusões para a assembléia reagir e acrescentar propostas.
A equipe apresentou alguns pontos, que acharam essenciais para o futuro do MIDADEN:
1 – Site
2 - Revista: crianças em movimento
3 – Encontro Regional de Crianças e de acompanhantes
4 – Encontro Mundial de Crianças e adolescentes
5 – Representação do MIDADEN junto a outros organismos
6 – Dial Mundial do MIDADEN
7 – Comemoração dos 20 anos da convenção internacional dos direitos das crianças
8 – Reestruturação do MIDADEN
9 – Conselho administrativo

Depois da apresentação desses pontos, abriu-se espaço para perguntas de esclarecimento sobre a apresentação. Logo após fomos trabalhar em grupo a fim de reagir aos tais pontos.
Depois do almoço voltamos para a assembléia para discutir ponto por ponto (foi um trabalho muito árduo e cansativo). Apareceram os primeiros grandes conflitos, momentos de tensão: entre o movimento francês e o secretariado geral (difícil de explicá-lo aqui, mas era basicamente a não aceitação do movimento francês à forma administrativa do MIDADEN) e de alguns países africanos cobrando, de imediato, a lista de entidades financiadoras do MIDADEN. Essas duas reações geraram muitos pequenos grupos (informais), que antes do jantar, podia-se ver em várias partes da casa de encontro conversando.
A noite cultural foi animada pelo Oriente Médio (Líbano e Síria). Senti o quanto o jeito de ser do MIDADEN desses países é diferente do MIDADEN da América Latina, sobretudo do MAC-Brasil. Eles dão muita importância a hierarquia, tanto religiosa como do Estado. Os jogos apresentados foram bastante competitivos, e mesmo do senso comum. Por exemplo: “quebra-braço”, a “miss e o mister” do Encontro Mundial e outros jogos de disputas.
A meia noite, quando terminou a noite cultural, os adultos da América Latina se reuniram para conversar sobre eleição. O padre Juan Carlos (o conselheiro oficial do MIDADEN) fez uma fala de 15 minutos e depois cada um de nós reflexionou algo sobre o momento de votação. Como temos Claudia e Miriam candidatas para a vice-presidência do MIDADEN, e Claudia, Miriam e Cecília para coordenação latino-americana, pedimos que conversem a sós para tentar um consenso entre elas. Depois dessa conversa entre elas, voltaremos a conversar. Essa reunião se passou em um bom clima amistoso (diferente da última eleição, em Damasco). Quanto aos demais candidatos a presidência e a vice-presidência do MIDADEN (vindo de outras regiões do mundo), achamos melhor ouvi-los e só depois sentarmos para reflexionar sobre suas candidaturas.
Estava com muito sono e acabei cochilando em alguns momentos dessa reunião das “caladas da noite”. Fomos dormir depois das 2 horas da manhã.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

Suas descrições do Encontro internacional do MIDADEN estão sendo ricas, pois são detalhadas e ao mesmo tempo objetivas. Além disso é um diário, então percebe-se a sua opinião e sugestões. Muito bom sentir o clima de inquietação, pois é sinal que o povo não está acomodado com a atual situação, muito embora o MIDADEN esteja contido na Igreja Católica e enraizado pela hierarquia que exclui mais do que serve aos preferidos da ação pastoral de Jesus.
Contudo demos graças a Deus pelos avanços. ¿quién dijo que todo está perdido? Yo vengo a ofrecer mi corazón!