quinta-feira, 24 de julho de 2008

DÉCIMO TERCEIRO DIA - 23 julho


23 de julho - DÉCIMO TERCEIRO DIA

Da direita para a esquerda: Presidente - MEI; VICES-PRESIDENTES: Luíse, Romualdo, Cláudia.

Depois de todos esses dias hoje fiz a barba.
O trabalho da manhã foi a apresentação das regiões sobre as reações que tiveram em relação ao Plano de Ação e das propostas da comissão “futuro do MIDADEN”. As reações eram muito mais o “como” as regiões iriam implantar o Plano de Ação e as propostas para manter o MIDADEN.
Depois da exposição de cada região tivemos uma pausa de meia hora, enquanto terminava a tradução e fotocópias dos documentos finais. Essa pausa serviu também para que os movimentos pagassem suas cotizações. Como nós do Brasil, compramos as passagens com nosso dinheiro para ser reembolsados aqui, demorou um pouco, já que a equipe de finanças precisava também descontar o dinheiro da cotização (200 dólares por 4 anos) e do aporte para esse encontro mundial (100 dólares). Nesse momento entregamos o documento que nos comprometíamos com a cotização anual de 100 dólares e com a contribuição das crianças (1 dólar de cada crianças/adolescentes e acompanhantes, por ano) ao MIDADEN internacional. Penso que essa pausa tinha como objetivo maior o pagamento das cotizações, já que, após tantos pedidos no microfone, a metade dos movimentos ainda não tinham pago.
Depois da pausa, Olivier (coordenador internacional) apresentou uma mudança na programação devido a não conclusão das fotocópias e devido toda a delegação do Oceano Índico precisar viajar amanhã às 11h, todas as eleições precisariam acontecer hoje. Para isso, os movimentos observadores que pedem, nesse encontro, a adesão para tornarem-se membro oficial do MIDADEN, se apresentaram antes do almoço: KIZITO (República Democrática do Congo), o CV/AV – Corações Valentes e Almas Valentes (Nigéria) e o CV/AV – Corações Valentes e Almas Valentes (Ação Católica de Crianças de Martinica - uma pequena ilha localizada nas Antilhas).

A tarde, depois de muita espera (a secretaria fotocopiando alguns documentos), iniciamos as votações. Antes da janta, votamos o Plano de Ação, as adesões dos movimentos que se apresentaram na parte da manhã e a constatação da não mais existência de alguns movimentos: México, Colômbia, Japão, Malásia e Singapura. Votamos também para presidente do MIDADEN. Resultado: os três países que pediram adesão foram aceitos; os países que se constatou a não mais existência do MIDADEN foram excluído; e um empate técnico entre Mei e Mathias (Mei obteve 15 votos e Mathias 16). Devido a esse empate técnico os estatutos indicam um segundo turno, e se o resultado continuar no segundo turno, saímos do encontro mundial sem presidente. A comissão das eleições suspendeu a sessão para irmos jantar e conversarmos uns com os outros. Porém, nesse intervalo do jantar não se via ninguém falando a respeito. Parecia que ninguém iria mudar o voto e pareia que ninguém queria convencer os demais a mudar seu voto.
Ao regressarmos a sessão de votação, para o segundo turno de presidente e para elegermos também os vice-presidentes, a comissão das eleições pediu para os dois candidatos a presidência pudesse dar uma palavra. Mathias foi o primeiro, e para a surpresa de todos, ele retira sua candidatura. Houve reação da delegada do Egito, perguntando se ele foi pressionado para tomar essa decisão. Ele disse que não e que retirou a candidatura para a continuação do MIDADEN e porque já faz muito tempo que o Movimento não tem uma mulher na presidência. O segundo turno aconteceu sem a candidatura do Mathias. Alguns se abstiveram e outros votaram contra. Contudo, Mei foi eleita a nova presidente do MIDADEN.
Quanto a eleição dos vice-presidentes, foram eleitos 3 mulheres e um homem. Claudia (Bolívia) e Luise (Canadá) foram eleitas no primeiro turno. Romualdo (África) e Clér (Líbano) só foram eleitos no segundo turno.
Não aconteceu a segunda noite cultural na América Latina, como estava previsto, devido às eleições terem se prolongado muito. Mas, foram abertas champanhas para comemorar as eleições.
Quanto tinha acabado de tomar banho para dormir, chega Dona Rita dizendo que ia ter reunião. Fui com a roupa de dormir. No entanto, não era bem uma reunião e sim uma partilha informal de acontecimentos do encontro. Deitei finalmente às 12h.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

Que bom termos uma presidenta! Que bom os novos países que entraram para o MIDADEN e que triste os que não estão mais conosco. Esperamos o CD do Encontro com as informações e quem sabe você coloca nesse mesmo CD as fotos.