quinta-feira, 17 de julho de 2008

SEXTO DIA - 16 de julho

16 de julho – SEXTO DIA

Apresentarei aqui a forma organizada pela equipo (em espanhol essa palavra é masculina) internacional para esse dia. Entre parêntese estão algumas observações.

9h – 19h AS FINANÇAS QUE PERMITE REALIZAR A MISSÃO DO MIDADEN

OBEJTIVOS: Permitir a cada um entender bem a situação financeira do MIDADEN para poder tomar decisões necessárias para assumir o futuro do MIDADEN.

• Apresentação do informe financeiro (a equipe internacional de finanças colocou a frágil situação do Movimento e anunciou: se continuarmos assim daqui a 3 anos o MIDADEN tem desaparecido).
• Reação da Assembléia
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA O FUTURO DO MIDADEN
• Recordar o conteúdo do Trabalho Preparatório número 12
• Apresentação das propostas de cálculo para a cotização (esse foi um dos pontos que recebeu mais reações. A equipe internacional propunha uma cotização anual de cada movimento nacional em uma determinada quantia, avaliada por número de participantes, crianças e acompanhantes, e pela renda do PIB de cada país. E que essa cotização seja um pressuposto para que determinado movimento tenha direito a voto. A sugestão da coordenação latino americana de crianças/adolescentes de crianças latina, que, cada uma criança do MIDADEN contribua, por ano, com meio dólar, fez brotar muita polêmica. Os países africanos foram os que mais se pronunciaram contra, dizendo que as crianças não tem dinheiro. Fomos para trabalhos em grupo, por região para trabalhar essa proposta. América Latina apóia essa AÇÃO dos adolescentes para responder a esse problema do MIDADEN.Ainda não foi colocando em comum os resultados das regiões.Contudo, nos corredores ouvimos muita resistência).
• Estabelecimento da comissão de trabalho sobre o futuro do MIDADEN (Cada região escolheu uma pessoa para compor esta equipe. América Latina escolheu Goya, acompanhante da Venezuela. Essa equipe irá trabalhar paralelamente até o final no encontro)
21h – NOITE CULTURAL DA ÁSIA

Muito bonita a noite cultural de Coréia do Sul e Sri-Lanka. Teve dança (bem lenta e bonita), comida (arroz com pauzinhos, balinhas feita na Coréia com raízes), jogos coreanos, regalos (presentes dos amigos coreanos: são 4 pessoas) e um lindo filme de duas crianças de Sri_Lanka.

Quando terminou a noite cultural a nossa região ainda foi trabalhar. Dormi as 1h 20.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

A questão financeira é muito séria e precisamos realmente pensar bem sobre as alternativas e soluções. muito trabalho e pouco sono em Klaus. Estou acompanhando no tempo que tenho. Coloquei na reunião que você está no Chile e fez esse BLOG. Espero que os meninos entrem e deixem comentário.

Que tal colocar algumas fotos do Encontro aqui no BLOG.