segunda-feira, 14 de julho de 2008

SEGUNDO DIA 12 de julho

12 DE JULHO DE 2008 11h 21 de Chile

Desde as 19h 30 (mais ou menos) aqui no meu quarto todos os delegados latinos mais os dois do Líbano e uma da Síria, estávamos a cantar e a dançar. Após as danças os latinos sentaram todos no chão (com carpete) e fomos combinar o dia de amanhã.

Hoje pela manhã, Diana (adolescente da Venezuela) bateu na minha porta para me acordar. As 8h tomamos café e logo fomos para o centro do Chile nos reunir com o Secretariado Internacional.

Passamos o dia reunidos pensando a missa de abertura.
As 11h 30 (mais ou menos) fui com o Miguel e Catarina (adolescentes do MIDADEN-Chile) comprar um “cachecol” e meias mais grossas, pois estava com muito frio e necessitava esquentar bem o pescoço e os pés.
Eu mostrava os pesos chilenos (moeda do Chile) e Catarina mais Miguel diziam quais as notas que tinha que entregar ao vendedor. Igualmente conferiam o troco. Passamos em lugar para ligar ao Brasil.
Voltamos e trabalhamos até as 13h, quando fomos almoçar em um restaurante próximo a secretaria do MOANI. Almoçamos juntamente com os demais delegados que tinha chegado.
Aproveitei para trocar 100 dólares por peso e daí fui comprar mais dois “cachecóis” para levar de presente, contudo, chovia e os camelôs não estavam mais.

Jantamos (lanchamos) e voltamos para o bairro Renca, onde estamos hospedados até amanhã as 15h, quando iremos para a casa de retiro em Talagante (lugar um pouco retirado de Santiago, porém ainda faz parte da Grande Santiago.

Percebi que não é tão difícil o espanhol. Bastava eles falarem devagar que conseguia entender 85% do que diziam.
Os latinos americanos são mais rápidos para nos aproximarmos uns dos outros. Logo estávamos abraçados e brincado. De Acompanhante eu sou o único homem.

A linguagem do Amor. É o que está vindo bastante em minha cabeça. Várias línguas sendo faladas. Mesmo não nos compreendendo bem, fazemos esforços para nos comunicar. O sorriso, os gestos, os abraços e os olhares vão comunicando o que as palavras não dizem.

Durante o Encontro Internacional haverá acesso a internet. Assim poderei colocar diretamente no DIÁRIO/BLOG essas impressões diárias. Amanhã a tarde estaremos para casa de encontro Padre Claret.

Nenhum comentário: