quarta-feira, 23 de julho de 2008

DÉCIMO SEGUNDO DIA - 22 julho


22 de julho – DÉCIMO SEGUNDO DIA

Acordei às 7h 30 com o despertador do Jonathan. Ele levantou mais cedo para ir a Santiago com a comissão de adolescentes/crianças. Foi juntamente com um africano (Afonso) e com a Lúcia (Coréia do Sul). Foram ao Palácio da Moneda se encontrar com o secretário geral da presidente do país Michelle Bachelet. Foram com suas roupas típicas.
Pela manhã foi apresentado mais um resultado das discussões e trabalhos em grupos do dia anterior, tanto da comissão para o Futuro do MIDADEN como do Plano de Ação para os anos 2008-2014. Fomos para os grupos reagir em relação ao Plano de Ação que se apresentavam em 4 pontos:

1 – Consolidar e viver juntos e conhecer as diversidades como riquezas.
2 – Defender os direitos das crianças
3 – Participação e protagonismo das crianças/adolescentes
4 – Reforçar as possibilidades de ação do MIDADEN

Voltamos à tarde para o plenário e discutimos cada ponto acrescentado nos grupos. As “boas” propostas do meu grupo não foram discutidas porque o secretário não entregou com antecedência para a secretaria geral do encontro. Ele (o Júlio da África – Congo) saiu (disse que tinha ido à farmácia) e chegou atrasado, no final das discussões. Essas discussões foram demasiadas debatidas.

Depois do cefézinho da tarde, trabalhamos por região. Reagimos sobre o Plano de Ação e sobre as proposições da comissão do “futuro do MIDADEN”.
Reagimos para voltar ao texto a proposta de um Encontro Mundial de Crianças, que na terceira versão tinha desaparecido devido as reações contra das outras regiões. E não aceitamos que a sugestão dada sobre os encontros regionais de crianças sejam a cada 6 anos, pois, na nossa região já tinha convencionado de ser a cada 2 ou 3 anos. Trabalhamos além do previsto, extrapolando o horário. Quando trabalhávamos vieram nos chamar para a missa. Não querendo interromper nossos trabalhos, somente alguns de nós foram a missa (representando os demais).
Não houve a segunda noite cultural da África, como estava previsto. A noite foi consagrada a apresentação dos candidatos a presidência e a vice-presidência do MIDADEN. Dois são os candidatos a presidência: uma da Suíça (Mei – costureira e pedagoga de formação) e um da República Centro Africana (Matias – advogado de formação e profissão). Os dois apresentaram suas vidas pessoais e suas vidas no Movimento. Os dois já tem 5 anos na vice-presidência. Houve algumas perguntas para os candidatos. Minha pergunta foi: estamos mudando o tempo dos encontros internacionais de, a cada 4 anos para a cada 6 anos, consequentemente muda o tempo da Equipe Internacional para 6 anos (com direito a reeleição). O que acham da reeleição da equipe internacional, somando assim 12 anos de gestão? A Mei falou que não está de acordo e o Matias disse “que na Igreja é diferente das eleições e gestões da sociedade. No MIDADEN temos que partilhar”. O que assimilei da resposta do Matias foi a sua “ambigüidade” e “não clareza” da resposta, além disso, ao dizer que a as eleições e gestões dentro da Igreja é diferente da sociedade é achar que a Igreja é totalmente imaculada das realidades da sociedade, ou melhor, totalmente correta.
Quanto aos vice-presidentes foram apresentados 8, mas 4 retiraram suas candidaturas.
Após, ainda fomos trabalhar uns 40 minutos por região para pensar um pouco o III Encontro latino de crianças e adolescentes, que acontecerá no Brasil. A decisão é que não será em janeiro de 2009 como tínhamos pensado. Antes do término do encontro internacional nos reunir para dar outros encaminhamentos sobre o III Encontro no Brasil.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

A grande notícia deste dia é a de não ter em janeiro de 2009 o III Encontro Latino-Americano de Crianças e Adolescentes, mas era algo já esperado e assim então a Coordenação Nacional do MAC Brasil irá se reunir em novembro para organizar a Escola Bíblica para Adolescentes e Crinças. Mas gostaríamos de saber se o III Encontro Latino-Americano de Crianças e Adolescentes poderá ser em 2009 com indicativo para julho ou dezembro ou será em 2010.
Bons votos na eleição e se ainda não tiver votado a Mei da Suiça é a minha candidata por ser Pedagoga e mulher!