domingo, 20 de julho de 2008

NONO DIA - 19 de julho


19 de julho – NONO DIA

A primeira visita foi ao Parque da PAZ, um memorial as vítimas torturadas e assassinadas na ditadura de Pinochet. Triste saber e relembrar o que o ser humano pode fazer de mal com a vida de outra pessoa. É triste mas necessário ter conhecimento.
Andréia me comentou em voz baixa, dentro do memorial e quando o guia (um senhor que foi torturado nesse lugar) terminou uma explicação e íamos andar para outro lugar: “Isso é lugar para visitarmos? Só tem coisa triste”. Lhe falei: “Andréia, é preciso que todos saibam dessa triste história, para que não volta a acontecer”. Ela me perguntou “E por que eles fizeram isso?”. Tentei explicar com algumas palavras... “Porque o governo de Salvador Allender era socialista e queria diminuir as desigualdades sócio-econômicas do Chile. Isso feria os lucros e o domínio das elites chilenas e norte-americanas”. Ela me falou: “Ah...”
Antes de sairmos do parque rezamos o Pai Nosso, cada um em sua própria língua, para que no mundo os direitos humanos triunfe e não volte acontecer tais torturas em nenhuma parte do mundo.

Saindo do memorial fomos para o centro de Santiago visitar o monte Santa Luzia. É um parque com algumas construções parecidas com castelos. Fica no centro de Santiago. Lindo o lugar. Tem uma vista muito bonita e é bastante alto. Quando decemos do ônibus para irmos ao Monte Santa Luzia, recebemos uma sacola com frutas, sanduíche, biscoitos, iogurte e um suco. Tirei fotos e fiz umas pequenas filmagens.

Termino o passeio pelo parque fomos para Le Espejo (o espelho) e quando chegamos ao local que o MOANI nos esperava, tinha muitas crianças nos esperando. Cantaram umas boas vindas. Coloram em nossas roupas um “boton” de uma flor chamada copiaue, símbolo do Chile. Fizeram algumas apresentações folclóricas, nos serviram bolos e chã/café. Depois nos convidaram a participar de alguns jogos. Nos levaram para um grande salão com duas grandes mesas, onde nos servirão um pastelão e “monte com guasillo” (bebida doce e fria feita com trigo seco e cozido ameixa seco).
Voltamos para Talagante as 19h 10. Chegamos, jantamos e fui tomar banho. As 22h chegam 36 crianças e adolescentes da diocese de Concepção para jogar/brincar mais um pouco conosco. Eles estavam nos recepcionando em Le Espejos. Ensinei a brincadeira da lavadeira para eles, caí na dança com eles e ainda conversei um pouco com alguns acompanhantes e adolescentes.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

A ditadura foi uma mancha e uma barbárie em nossa história, mas deve se lembrando sim para que lembremos as causas desse regime totalitário.

E que bom passear, fazer amigos e ainda brincar. Estou sintonizado de acordo com as minhas possibilidades.

Paz e bem.