domingo, 20 de julho de 2008

OITAVO DIA - 18 de junho


18 de julho – OITAVO DIA

A oração da manhã (realizada no salão de conferência, todos os dias antes de começar os trabalhos) foi realizada pelo Brasil. Na verdade deveria ser toda a América Latina para animar a oração, mas como não houve preparação, pediram quase em cima da hora para Brasil fazer. Dona Rita e Andréia fizeram. Coisa simples e rápida. Acho que dez minutos de oração apenas.

Hoje também foi consagrado a discussão do tema central: “Viver a Diversidade é uma exigência para construir a paz: as crianças nos ensinam o caminho”.
Motivados por Olivier e Apoliner fomos trabalhar em grupo para tentar definir o que entendemos por diversidade. Para isso fizemos no grupo uma leitura dos seguintes textos: Mt 7, 2; Mt 18, 1-5; Mt 25, 35-40; Lc 18, 9-14, Gl 3, 26-29; Gaudim et Spes (Vaticano II); Declaração Universal dos Direitos Humanos; Convenção sobre os Direitos das Crianças e um documento do Papa João Paulo II: “Veritas Splendor”.
No meu grupo tivemos uma boa discussão. Os dois camaradas africanos do meu grupo têm uma visão muito “fatalista da realidade”, uma visão que as injustiças são coisas naturais e religiosas. Mesmo assim, a redação de nosso grupo foi a seguinte: “diversidade que promova a vida em abundancia para todos”.
No plenário os grupos apresentaram suas proposições e foi dado um momento para esclarecimento e outro para reagir sobre o “que não estava de acordo” e porque. Poucas pessoas reagiram, acho que 3, mas não para discordar e sim para reforçar algo que saiu.
Depois do almoço fomos convidados novamente para os grupos e pensar três linhas de ação para os próximos 4 anos. Nosso grupo elegeu Finanças, Comunicação e Luta contra as injustiças. Os grupos ainda não apresentaram suas linhas de ação.

Olivier voltou a tocar no tema das finanças pedindo para pensarmos sobre:
• O quanto podemos dar, minimamente, como cotização para o MIDADEN. Que diga antes do final do encontro. Disse que para isso que devemos consultar nossos movimentos por meio da internet.
• Retornar a proposta da comissão de adolescentes e crianças, meio dólares por ano, ou um valor que achar conveniente para a realidade de suas crianças.

Depois do “manjar”, hora de jantar, a região latina senta um pouco para conversar sobre a eleição de coordenadora latina e a vice presidência do MIDADE. A conversa foi puxada pelo Chile. Surgiu a proposta do Chile que a coordenadora regional seja a vice presidência. Mas, uma candidata do Peru (Cecília) se candidatou a coordenadora latina, mas não quer se candidatar a vice presidência.

A noite cultural foi da África.
Vestiram-se com roupas coloridas e alegres, típicas de seus países.
Houve muito canto e brincadeiras.
Fui dormir as 11 horas (no Brasil 12h).

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

Essa questão da sustentabilidade agora em nível internacional. Bem é preciso muita reflexão e doação de todos. No sistema capitalista mundial não é fácil sobreviver sendo solidário, mas é preciso provarmos que OUTRO MUNDO É POSSÍVEL.

Pretendo assim que puder conversar com os adolescentes sobre a proposta de meio dólar por ano.