terça-feira, 15 de julho de 2008

QUARTO DIA 14 de julho

14 DE JULHO – quarto dia

Acordei as 7h e fui escrever sobre o dia de ontem.
Tomamos café as 8h e fomos pegar as nossas pastas (com documentos e materiais para usarmos durante o Encontro). A África com seus trajes típicos, com seus
cantos e “tantan” se apresentaram divinamente. Contudo, seus delegados são todos homens, nenhuma mulher.
América Latina se apresentou com uma música que o Ciro (adolescente da Bolívia) nos ensinou. “Se Brasil sai a bailar, porque baila mui bien”.
Iniciaram-se os trabalhos no plenário com a apresentação. Aconteceu por região.
Apresentação dos objetivos do MIDADEN e o que está em jogo no encontro internacional.
Fomos caminhando a pé para uma Igreja (paróquia) no centro de Talagante. Foi aí que me dei que Talagante não é um povoado, um distrito de Santiago, mas uma cidade, um município.
A missa de abertura foi simples e significativa. Os “niños” do MOANI estavam presentes (vieram de Santiago e Talca). O comentarista da missa foi o Ciro (adolescente). As leituras foram lidas em Espanhol, francês e Inglês. A Bíblia entrou nas mãos da comissão de crianças e adolescentes latinos. No ofertório foi oferecido símbolos das regiões. No final os coordenadores das regiões do MIDADEN pelo mundo ofereceram uma vela a cada um da comissão de crianças e adolescentes da América Latina. Para mim foi o ponto alto da celebração de abertura.
Voltamos para o centro de formação cantando pelas ruas de Talagando, incentivados pelos africanos.
Já era quase 13h e fomos para a cerimônia de abertura na plenária. Houve três falas: a de Catarina (representando a comissão de crianças/adolescentes do Chile), de padre diretor espiritual do MOANI e de Olivier (presidente do MIDADEN). Deram boas vindas e introduziram o tema do encontro: a DIVERSIDADE e o FUTURO DO MIDADEN.
Entre as várias coisas que Olivier falou, me marcou quando alertou para que a diversidade entre países pobres e ricos se transforme em legalização das desigualdades e injustiças entre eles.
Depois da fala do presidente do MIDADEN fomos para uma sala ao lado para um “coquetel”. Ao entrar na sala só vi na mesa “sushi” e logo fiquei preocupado se ia matar a minha fome da “mulesta”, pois já era quase quatro da tarde. Logo apareceu a pizza e churrasco com vinho, caipirinha e outras bebidas.

Voltamos ao Plenário as 17h30. E passamos a votação do regulamento interno do encontro. Apenas dois países da África fizeram questionamentos sobre a proposta de regulamento apresentada pelo Secretariado Internacional.

Fomos jantar e as 21h do Chile (10h do Brasil) a noite cultural do Chile. As crianças e adolescentes do MOANI de várias regiões do Chile estiveram presentes. Além de apresentar um pouco o país e o movimento em slide, fizeram algumas danças típicas e serviram vinho quente e “calsones” (parecido com o bolinho de chuva doce do Brasil). Foi muito animada a noite cultural. A ornamentação e o figurino estavam muito bonitos.
Tive a oportunidade de conversar com algumas crianças (de 6 e 8 anos). Eles foram muito simpáticos e curiosos. Quando falei que eu era brasileiro eles ficaram todos eufóricos.

Quando terminou a Noite Cultural Chilena, nós da América Latina nos reunimos para preparar a nossa noite cultural de hoje (15 de julho).
Chegando ao quarto tentei discorrer o dia para colocar no Blog-DIÁRIO mas acabei cochilando, então parei. Só agora, intervalo do almoço é que sobrou um tempinho para terminá-lo.

Um comentário:

Sérgio Barros disse...

Estou na Faculdade fazendo uma disciplina que havia perdido. Estou em um município vizinho ao que moro e com pouco dinheiro e tempo para acessar a internet, mas o coração está no Chile por suas belas descrições Klaus. Tenho uns trabalhos para fazer e então só comentei aquilo que li por enquanto. Abraços a Rita e Andrea.

MAC Fortaleza Ceará